Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
Ministro das Pescas espera lançar obra do porto de Vila Praia de Âncora em 2027
O ministro da Agricultura e Pescas revelou que espera lançar, em 2027, a empreitada de reconfiguração do porto de pesca de Vila Praia de Âncora, Caminha, estimando-se um custo superior a 20 milhões de euros para a obra.
ATÉ 22 DE JANEIRO
Concurso aberto para a Polícia Marítima
Estão abertas, até ao dia 22 de janeiro de 2025, um total de 50 vagas na categoria de Agente de 3.ª classe da Polícia Marítima.
As condições de ingresso são, entre outras, nacionalidade portuguesa, idade entre 21 e 28 anos, no mínimo o 9.º ano de escolaridade!
Porto do Funchal recebeu passageiro 700 mil
O Porto do Funchal atingiu esta segunda-feira, dia 30 de dezembro, os 700 mil passageiros de cruzeiro. Ou seja, um novo record para a Madeira, uma marca que ultrapassa largamente o anterior máximo, os 624 mil passageiros contabilizados em 2024, e que foi registada com um passageiro do AIDACOSMA, que chegou de manhã ao Funchal, proveniente de Gran Canaria.
Revista da APS disponível online
Já se encontra disponível a edição mais recente da Revista APS. Trata-se do n.º 84.
A publicação passa em revista a actualidade mais recente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve.
Reportagem TSF Rua do Tejo
Constância, a vila-Camões
Ao certo ninguém sabe, mas antes de seguir para Ceuta, ainda com a visão intacta, Camões terá cumprido um período de degredo em Constância. Um local perfeito para umas "escapadelas" a Lisboa, onde deixou mil referências e uma ligação que ainda dura.
É em Constância que existe uma casa-memória sobre as ruínas da casa onde se acredita que o poeta viveu. É lá que o arquiteto Ribeiro Telles desenhou um jardim-horto com exemplares de todas as plantas referidas na obra e é esta a população que, até hoje, festeja Camões como nenhuma outra.
Maersk estabelece parceria de redução carbónica ECO Delivery Ocean
De modo a reduzir as emissões carbónicas no transporte marítimo, a Maersk estabeleceu uma parceria com a Epson, empresa global de tecnologia, denominada ECO Delivery Ocean, que irá, no primeiro ano, reduzir as emissões da empresa em 230 toneladas de CO2e.
A ECO Delivery Ocean irá funcionar através da utilização de combustíveis que reduzem as emissões de gases com efeito de estufa (GEE), como o biodiesel e o metanol verde no seu transporte marítimo para a Europa.
Reportagem TSF Rua do Tejo
Por este rio abaixo
Há lontras, mas não consta que algum dia tenha havido castores no rio Tejo. O mais parecido talvez fossem os madeireiros, homens que desciam o Tejo em jangadas e, escândalo dos escândalos, em ceroulas.
São memórias de uma das profissões que o tempo apagou do rio Tejo. O relato é de Anabela Cardoso, do Museu dos Rios e das Artes Marítimas, em Constância.
23.01.2025 | Na sede do Clube de Oficiais da Marinha Mercante | Por José Paulo Saraiva Cabral
Tertúlia Naútica - Construção Naval em Madeira - Embarcações Portuguesas
O auditório da sede do Clube de Oficiais da Marinha Mercante recebe, a 23 de Janeiro, uma Tertúlia Náutica subordinada ao tema "Construção Naval em Madeira - Embarcações Portuguesas".
O Eng. Saraiva Cabral é o convidado para proferir a palestra. O Clube de Oficiais da Marinha Mercante informa que o palestrante irá fazer "uma interessante abordagem de investigação histórica":
"Entre outras curiosidades, iremos saber que na época, em Portugal, face ao enorme volume de construção naval, o país já teve de importar madeira em toros de toda a Europa".
8 perguntas frequentes sobre economia azul e economia do mar
Apesar de vivermos na década do oceano e em pleno século azul, persistem ainda muitas dúvidas sobre a definição, foco e amplitude da economia azul e da economia do mar. Partilhamos respostas para oito perguntas frequentes.
Reportagem TSF Rua do Tejo
Amor e uma serpente
Tanto navegou que, depois da Guerra de Troia, o rei Ulisses deu por si a subir a foz do rio Tejo. Logo nessa altura, percebeu que chegara a um local especial e decidiu fundar à beira rio a mais bela cidade do mundo.
Nasceu assim Lisboa, no tempo em que as lendas eram a única História. Mas foi preciso muito mais para erguer a cidade e criar-lhe as sete colinas. A lenda é contada à TSF pelo antropólogo Aurélio Rosa Lopes.
Portugal terá um Centro de Excelência em Investigação para o mar
O INESCTEC.OCEAN tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento de setores emergentes ligados ao Mar. Este projeto surge como resultado de uma candidatura ao concurso Teaming for Excellence do programa Widening do Horizonte Europa, posicionando-se como o quinto Centro de Excelência em Portugal e o primeiro dedicado exclusivamente à área do Mar.
Este Centro terá como foco a investigação e desenvolvimento nas áreas das energias renováveis offshore, da monitorização do mar profundo, da avaliação de impacto ambiental das atividades humanas no mar ou da aquacultura offshore. A criação de uma rede de infraestruturas tecnológicas onshore e offshore para desenvolver e testar tecnologia, a formação avançada de recursos humanos, e a aproximação da ciência ao mundo empresarial são outras apostas do projeto.
27 de fevereiro 2025, em Lisboa
Feira de Emprego e Carreiras Azuis
A Feira de Emprego e Carreiras Azuis vai realizar-se no dia 27 de fevereiro de 2025. A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. A participação está limitada ao espaço disponível no local do evento.
A Feira de Emprego e Carreiras Azuis é um evento fundamental para quem pretende trabalhar ou desenvolver atividade relacionada com cruzeiros, iates, turismo náutico, navios de carga, instalações portuárias e logística, construção e reparação naval, energias renováveis no oceano, pesca e aquicultura, segurança, serviços marítimos, ambiente e sustentabilidade, entre outros setores de atividade da economia azul.
Reportagem TSF Rua do Tejo
Vila Nova da Barquinha, onde os peixes sabem nadar
O presidente da autarquia de Vila Nova da Barquinha é "homem do rio", vai todos os dias ao rio, mesmo que no caso seja pouco mais do que atravessar a rua e um parque, os únicos obstáculos entre a Câmara Municipal e o rio Tejo.
Fernando Freire conhece como poucos as nuances diárias destas águas. Já foram obra da natureza e, desde 1950, dependem, sobretudo, do preço da eletricidade.
Assinatura de Protocolo entre a APA e o Município de Ílhavo para a criação do Jardim Eng. Luís Gomes de Carvalho
A APA – Administração do Porto de Aveiro, S.A. e o Município de Ílhavo celebraram no dia 19 de dezembro um protocolo que formaliza a concessão de uma parcela de domínio público hídrico, com uma área total de 36.498 metros quadrados, localizada na margem norte da Praia da Barra.
Este acordo visa a construção e manutenção do futuro Jardim Engenheiro Luís Gomes de Carvalho, um projecto de requalificação paisagística que reforçará a atratividade e o desenvolvimento sustentável daquela zona.
CRUZEIROS
Volta ao Mundo da Princess começa em 2026 e vai visitar 60 portos em 132 dias
A Princess anunciou a sua viagem mais rica em destinos, com a nova Pacific Circle Voyage, de 132 dias, com partida em janeiro de 2026 e visitando 60 portos em 19 países pelo Oceano Pacífico. Esta viagem substitui a Volta ao Mundo de 2026 anunciada anteriormente para contornar o Mar Vermelho e a região circundante.
Este novo itinerário, a bordo do Coral Princess, já está à venda, partirá de Fort Lauderdale a 5 de janeiro de 2026 e navegará pelo Havai, Polinésia Francesa, Pacífico Sul, Nova Zelândia e Austrália, antes de continuar para norte numa incursão especial pela Ásia.
Reportagem TSF Rua do Tejo
A motor rio acima, à vela rio abaixo
A vida deste barqueiro faz-se de margem a margem do Tejo, e de meia em meia hora, entre Constância Norte e Constância Sul. Às vezes, há turistas e vento e, quando se juntam, pode subir-se o rio à vela.
Sérgio Silva é quem navega a TSF pelo Tejo. Também é pescador nesta mesma água e constrói barcos, como este em que nos leva.
Novo Celebrity Xcel vai estrear na Europa em 2026 (e já tem itinerários com overnights no Funchal)
O muito aguardado quinto navio da revolucionária série Edge, o Celebrity Xcel, vai navegar na sua temporada inaugural na Europa, oferecendo cruzeiros no Mediterrâneo e as primeiras overnights da Celebrity no Funchal.
Os navios da Edge Series continuam a aproximar os passageiros das quatro regiões mais procuradas da Celebrity: Caraíbas, Europa, Alasca e Austrália, oferecendo uma série de novidades , incluindo a temporada mais alargada da Celebrity na Islândia; o regresso à América do Sul e à Antártida; e novos portos por toda a Europa e Ásia.
Até 2030, 30% dos oceanos têm de estar protegidos; mas hoje só 2,8% o estão
Há um compromisso internacional para proteger 30% do oceano até 2030, no contexto da Convenção das Nações Unidas para a Biodiversidade. Mas, a seis anos da meta, estamos longe do objectivo: só 8,3% dos oceanos a nível global foram designados como áreas marinhas protegidas e, mesmo assim, a protecção fica só no nome. Apenas 2,8% dos mares da Terra estarão verdadeiramente protegidos da pesca excessiva ou ilegal, da poluição ou outras actividades destruidoras dos ecossistemas.
Reportagem TSF Rua do Tejo
Ulisses andou por aqui
Na região onde hoje é Santarém, há mais de mil anos o rei grego apaixonou-se por uma lusitana. O romance não acabou bem, mas deixou um filho que haveria de ser alimentado por animais e fundar a terra dos "escalabitanos".
A lenda da fundação de Santarém, segundo o antropólogo e investigador Aurélio Rosa Lopes.
Protocolo entre a APA e a UA estabelece Cátedra Não Académica UA/CESAM – Porto de Aveiro
A Cátedra UA/CESAM – Porto de Aveiro focar-se-á na modelação hidrodinâmica e na avaliação dos impactos ambientais e climáticos associados à operação portuária, com ênfase na Ria de Aveiro, um ecossistema classificado como Zona de Proteção Especial (ZPE).
A colaboração abordará desafios relacionados com:
• Monitorização e modelação numérica de processos hidrodinâmicos;
• Impactos ambientais de obras portuárias, como as melhorias nas acessibilidades marítimas do Porto de Aveiro;
• Cenários de adaptação às alterações climáticas, incluindo subida do nível do mar e alterações dos padrões de circulação da água na laguna.